Péricles do Amaral

Quando vi que, às comemorações dos 50 anos da Televisão Brasileira, o nome do meu pai –PÉRICLES DO AMARAL – mal era citado nos “anais da história da televisão”, resolvi construir este “site”.  Em primeira análise, uma viagem umbilical, claro. Antes assim, afinal, sou cria do “Homem”, com muito orgulho!

Péricles do Amaral foi, nos anos ’40, uma das maiores referências da radiofonia carioca (leia-se  Radio Tupi ou Tamoio), como Diretor de Proramação e Autor de novelas radiofônicas . “O Vingador”, “O Capitão Atlas” e, se não me falha a memória, uma versão do “Tarzan” ilustram minha indignação (me lembro dos “scripts” lá em casa).

Mas o que mais me espantou, por ocasião das comemorações, foi que, da “chamada” História da Televisão No Brasil, houvessem quase todos omitido sua indiscutível e inestimável contribuição para o rádio e para a televisão brasileiras.

Péricles do Amaral teve atuação muito expressiva como redator em propaganda e foi um dos maiores nomes da Televisão, desde a inauguração da TV-Rio, canal 13, no Rio de Janeiro, nos anos 50 e depois nos anos 60, passando pela TV-Record (SP), Excelcior (SP/RJ), Continental (RJ), programando, produzindo, redigindo e dirigindo programas que atingiram o maior nível de audiência na época (O Riso É O Limite, Meio Século de Espetáculos, Noites Cariocas, Moacir Franco Show, Show do Golias, O Mundo Alegre de José de Vasconcelos, O Clube do Capitão Atlas…).

Péricles do Amaral, numa época em que não havia computadores e que a “Rede Nacional de Televisão” atingia apenas algumas cidades brasileiras, era nacionalmente reconhecido!

A meus filhos BEATRIZ BALLONI SUGARMAN, ARMANDO BALLONI e FAUSTO BALLONI FILHO, a meus netos JULIA BALLONI SUGARMAN e DANTE BALLONI SUGARMAN eu devia essas informações que lhes foram negadas.

Péricles do Amaral nasceu em São Carlos, no dia 11 de novembro de 1913 e morreu no Rio de Janeiro, no dia 14 de janeiro de 1975.

Era filho de Estanislau Rubens do Amaral (*14 de março de 1890) e de Matilde Arruda. Ele, Jornalista e Escritor, ocupou a Cadeira nº9 da Academia Paulista de Letras, primo do poeta Amadeu Amaral, Fundador e Diretor da Folha da Manhã (SP), Redator Chefe do Diário da Noite (SP) e do Diário de São Paulo; foi Vereador, Deputado Estadual e Candidato a Governador, pelo Estado de São Paulo (UDN). Morreu em São Paulo, capital, em 1964.

*Péricles do Amaral era JORNALISTA e ESCRITOR:

“Tarzan”, “O Vingador” e “O Capitão Atlas” – Novelas Radiofônicas para as Radios Tamoio e Tupi;

“Chacrinha É O Desafio“ – compilação para biografia de Abelardo “Chacrinha” Barbosa, com Ilustrações de Henfil, Ed.Autor;

“As  Histórias do Zé Pintinha” – livro infantil, com Ilustrações de Henfil, Ed.Autor;

“Esses Homens Traidores E Seus Galhos Maravilhosos” – peça teatral em 1 ato, em parceria com José de Vasconcelos, no Teatro Serrador, RJ, posteriormente adaptado para o cinema como “Os Maridos Traem e as Mulheres Subtraem”;

“Os Desclassificados” – show musical com apresentação de Sargentelli, Conjunto “A Voz do Morro”, Zé Ketti, Ismael Silva, Nana Caymmi, Thais do Amaral e o Trio 3-D, de Antonio Adolfo, no Teatro Miguel Lemos (hoje, Teatro Brigite Blair);

*REDATOR, PRODUTOR e DIRETOR de inúmeros programas de televisão:

“O Original E As Copiazinhas”, programa de calouros infantis para o melhor imitador, TV-Rio, canal 13 (RJ);

“O Mundo Alegre de José de Vasconcelos”, programa de variedades, TV-Rio, canal 13 (RJ);

“Show do Golias”, programa de variedades, TV-Rio, canal 13 (RJ);

“Ô Abre Alas”, programa musical de variedades, TV-Record (SP)

“Noites Cariocas”, programa humorístico, TV-Rio, canal 13 (RJ);

“Meio Século de Espetáculos”, compilação de 50 anos da História do Brasil, contada através de Arquivos Jornalísticos, de Música e de  Dança, Prêmio da Assembléia Legislativa, TV-Rio, canal 13 (RJ);

“O Riso É O Limite”, programa humorístico, TV-Rio, canal 13 (RJ);

“Eduardo Araújo, O Bom”, programa musical, TV-Excelsior, canal 9 (SP)

“Moacir Franco Show”, programa musical de variedades, TV-Rio, canal 13 (RJ)

“O Clube do Capitão Atlas”, programa destinado ao público infantil, diário, vespertino, TV-Rio, canal 13 (RJ)

*E AINDA

Diretor de Programação – TV-Rio, canal 13 (RJ) e Rádio Nacional (RJ);

Criador, Produtor e Autor das histórias das Revistas em Quadrinhos do “Capitão Atlas”, pela Garimar;

Redator em Propaganda na Standard Propaganda, entre outras agências.

A frase “QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA” foi um presente de Péricles do Amaral ao então apresentador de televisão,  Abelardo “Chacrinha” Barbosa.